Governo federal cria “Guia do Prefeito + Brasil” com base em livro de administrador acreano

0
142

O administrador acreano Marcos Fredrico de Lucena, que presta serviço a Associação dos Prefeitos do Acre (Amac), autor do livro “Agenda de gestão municipal”, terá sua obra usada como base para o “Guia do Prefeito + Brasil”, criado pelo governo federal. A obra dele passou a ser badalada nacionalmente desde seu lançamento, há cerca de dois anos, pelo Conselho Federal de Administração, por sua orientações bem embaladas sobre como devem se comportar os prefeitos em tempos de Lei de Responsabilidade Fiscal e de Lava Jato. Pela matéria a seguir você conhece o que será o prefeito mais Brasil:

*CFA será parceiro do Guia do Prefeito + Brasil*

_Conselho passa a fazer parte do grupo de trabalho que elaborará o novo Guia._ _Publicação vai auxiliar prefeitos dos mais de 5 mil municípios brasileiros_

O Conselho Federal de Administração (CFA) será uma das instituições que irá compor o grupo de trabalho que cuidará do “Guia do Prefeito + Brasil”. Para tratar do assunto, a Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEAF/SEGOV) realizou reunião, nesta terça-feira, 4.

O evento contou com a participação de todas as instituições envolvidas como o CFA, a Controladoria Geral da União, o Ministério da Economia, o Tribunal de Contas da União, o Tribunal Superior Eleitoral, entre outros. Segundo o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, a frente de trabalho pretende qualificar os chefes do executivo dos mais de 5 mil municípios brasileiros. “A ideia é capacitar prefeitos que estejam saindo e os prefeitos que estejam chegando para que façam uma condução efetiva da gestão pública”, explicou.

Ele disse, ainda, que o Guia será semelhante a Agenda de Gestão Municipal, produto criado pelo CFA em 2019 e que fornece informações que visam facilitar as rotinas e os procedimentos diários de uma prefeitura. Entretanto, o Guia terá mais detalhes além de dados como prazos, obrigações e outros compromissos pertinentes a gestão municipal. “Queremos fazer uma consolidação e uma compilação de informações que auxiliarão o gestor na boa governança de seus municípios”, afirmou.

O Guia terá, ainda, dados do Índice CFA de Governança Municipal, estudo que faz um raio x da gestão dos municípios. “O IGM é uma grande e poderosa ferramenta que o CFA oferece aos gestores públicos. É uma grande entrega que o CFA faz a sociedade”, lembrou o conselheiro, ressaltando a importância do profissional de administração na gestão municipal. “Fala-se muito em gestão, mas pouco se lembra dos profissionais que estudaram a ciência da administração para fazer essas transformações tão necessárias ao país.”, reforçou o diretor.

Assessoria de Comunicação CFA

Recomendados
loading...