Assembleia decreta calamidade pública; Bestene diz que medida vai ajudar a população

0
64

A Assembleia Legislativa do Acre acaba de decretar calamidade pública. Por 15 votos dos 15 deputados presentes, está decretada a medida do governo, enviada para a casa do povo para ajudar na contenção da pandemia de um vírus da gripe que está matando gente em todo o mundo, chamado de coronavirus. O deputado José Bestene (Progressistas), um dos articuladores pela aprovação do decreto, diz que a medida é uma contribuição da Aleac no combate ao coronavirus.

O QUE É CALAMIDADE PÚBLICA?

Calamidade (do latim calamitate) ou catástrofe significa desgraça pública, flagelo.
Podemos definir como estado de calamidade pública uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.[1]
Uma calamidade pode ter origem em fenômenos naturais. Quando ocorrem grandes desgraças, infelicidades e infortúnios nas comunidades se utiliza o termo calamidade pública. Os governos nacionais nestes casos atualmente possuem mecanismos para salvaguardar as populações atingidas. Estes são chamados normalmente de defesa civil, que é executada por voluntários e profissionais voltados a auxiliar os atingidos pela calamidade.
Embora estes acontecimentos sejam bastante marcantes é possível controlá-los através de métodos de prevenção catastrofiais.

Recomendados
loading...