20 SP_OUTUBRO 2018

O Instituto Real Time Big Data, contratado pela Rede Record/TV Gazeta, divulgou nesta terça-feira, 2, os números referentes a intenção de votos dos acreanos para a disputa do governo do Acre faltando cinco dias para o dia da eleição, no domingo, dia 7. De acordo com a pesquisa estimulada, o candidato progressista Gladson Cameli aparece com 49%, abrindo 15 pontos de vantagem do segundo colocado, o candidato petista, Marcus Alexandre Viana, que registrou 34% das intenções de votos. Na terceira colocação, surge o Coronel Ulysses Araújo (PSL) com 9%. Na quarta posição, aparece Janaina Furtado (Rede) com 1% das intenções de votos. O candidato do Avante, David Hall, não pontuou na pesquisa. Nulos e Brancos registraram 4% e indecisos ficou na casa dos 3%.

Já na amostra de votos válidos, Gladson aparece com 53% e Marcus Viana marca 36%. Ulysses fica com 10% e Janaina registra apenas 1%, o que resultaria no termino das eleições no primeiro turno.

A pesquisa também abordou sobre a espontaneidade do voto. Nesse quesito, Gladson Cameli aparece com 37% e Marcus com 24%. Coronel Ulysses surge com 6%. Nulos ou Brancos registraram 13% e indecisos ficou na casa dos 20%.

A amostragem do Instituto Real Time Big Data traz a tona também os percentuais de rejeição dos candidatos. Marcus Viana lidera o percentual de rejeição com 49%. Já Gladson Cameli aparece em segundo, com 35%. Janaina Furtado e David Hall aparecem empatados com 28% de rejeição cada. Ulysses Araújo marca 26%.

Na simulação de segundo turno entre Gladson Cameli e Marcus Viana, o candidato progressista venceria o pleito com com 54% dos votos contra 37% do petista. Nulos e brancos registraram 6% e 3% ficaram indecisos.

A Pesquisa Real Time Big Data foi realizada no dia 1 de outubro e ouviu 1.200 pessoas. A amostragem tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e tem margem de confiança de 95%. A medição foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AC –05680/2018 // BR – 05230/2018.

 
Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_OUTUBRO 2018

Pelo menos 54% da população rio-branquense com potencial de consumo está endividada e com nome inscrito no Serasa. A constatação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). O estudo, feito junto a 250 consumidores da capital acreana entre os últimos dias 29 a 31, reitera que 67% dos moradores de Rio Branco não têm planejamento financeiro.

A pesquisa relata que, da população economicamente ocupada rio-branquense, 25% sobrevive apenas com a renda média de um salário mínimo; aí adicionado mais 14%, com ganho de pouco acima do mínimo. Caso se leve em consideração o salário mínimo vigente, essa população tem renda média de R$ 954. Além disso, conforme informações do relatório, 64% dos entrevistados têm comprometimento médio de renda em até 50% para os próximos seis meses; 26%, comprometimento de 30% pelo mesmo período e; 10%, em 70% da renda.

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_OUTUBRO 2018

Considerada uma das cenas mais deploráveis nas eleições brasileiras, politicamente incorretas e ecologicamente repudiadas, a presença de material impresso de propaganda eleitoral espalhado em vias públicas e em locais de votação e em suas proximidades foi alvo de recomendação expedida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Levando em consideração que, no município de Rio Branco, historicamente, tem ocorrido o chamado ‘derrame’ de santinhos, fôlderes e outros materiais de propaganda eleitoral, todos os partidos e coligações políticas no Acre foram recomendados a se absterem da prática na véspera e no dia de votação na cidade de Rio Branco. A medida vale também em caso de eventual segundo turno.

A prática é vedada pela Justiça eleitoral e tem consequências sob o aspecto do Direito Penal e Ambiental. Em caso de descumprimento, as infrações serão devidamente documentadas em vídeo visando à adoção das sanções pertinentes.

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_OUTUBRO 2018

Entrou no ar nesta terça-feira (18), o site oficial do candidato a governador do Acre, Gladson Cameli, pela coligação Mudança e Competência.

No espaço virtual é possível os eleitores conhecerem melhor aquele que, caso seja eleito, futuramente vai os representar e as propostas contidas no Plano de Governo. O endereço eletrônico permite aos leitores acompanharem as notícias envolvendo os candidatos e suas andanças pela capital e interior do estado.

A internet representa uma alternativa no acesso à informação. Através dela, nós estamos podendo nos conectar diretamente com os cidadãos, sem intermediário, seja pelo Facebook, pelo Instagram e agora pelo nosso site”, disse Gladson.

No site do candidato a governador do Acre é possível assistir aos programas eleitorais, ter acesso a fotos tiradas com os eleitores e aos jingles de campanha, por exemplo. Ele também faz menção a trajetória política iniciada como deputado federal e a atuação como senador da República, através da biografia do candidato.

Os interessados em conhecer a página do candidato a governador basta acessar o endereço hhttp://gladsoncameli.com.br/campanha2018 

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_OUTUBRO 2018

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) arrecadou 8,6 toneladas de alimentos não perecíveis na confirmação da inscrição no processo seletivo para estagiários de nível superior, realizado na última semana do mês agosto. Os alimentos serão distribuídos pelo TJAC às entidades beneficentes que atuam na capital.

De acordo com a Administração do Poder Judiciário Acreano, a distribuição dos itens arrecadados ocorrerá por meio de seleção das entidades que se cadastrarem, via internet, através de link específico, junto à comissão organizadora do processo seletivo, até o próximo dia 26 de setembro.

Para o cadastro, os representantes das entidades beneficentes interessadas em participar do rateio dos alimentos arrecadados deverão proceder com o preenchimento completo de formulário disponibilizado, dentro do prazo estabelecido pela Administração do TJAC. (GECOM-TJAC)

Leia mais ...
Publicado em Blog