20 SP_SETEMBRO 2019

Gaúchos que moram no Acre vão comemorar a Revolução Farroupilha, ou Dia do Gaúcho, 20 de setembro, na Praça da Revolução, em frente ao Quartel General da PM, centro de Rio Branco, neste sábado, 21, pela manhã. A ideia é juntar a “guapada” toda em frente à estátua do coronel Plácido de Castro, gaúcho que liderou os acreanos na guerra contra a Bolívia no início do século XX, e lá tomar uma rodada de chimarrão. O desembargador Pedro Ranzi, um dos mais antigos rio-grandenses que residem por aqui (chegou em 1970), é um dos convidados. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_SETEMBRO 2019

O governador Gladson Cameli (Progressistas) não deixou o trabalho parar mesmo diante de uma pressão incalculável vindo dos próprios “aliados”. Esses dias inaugurou duas pistas de aeroportos de municípios do Acre, entre estas a de Feijó (foto do antes e depois) e a de Jordão, e essa semana garantiu em Brasília e mandou licitar quase R$ 100 milhões para recuperação de ramais por todo o Acre. O chefe da Seinfra, Thiago Caetano, que não desistiu um minuto desde as primeiras horas desse ano de correr atrás do dinheiro dos ramais, elogiou a postura do governador. “Ele responde a política e ao mesmo tempo é um gigante no comando no Estado, não deixando nada ficar parado”, afirmou Caetano ao Blog do Evandro Cordeiro.  

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_SETEMBRO 2019

O administrador de empresas Éverton Soares da Silva, de 35 anos, herdeiro do supermercado São Sebastião, um dos maiores do Alto Acre, decidiu com a família, um grupo de amigos e os centenas de amigos que o segue nas redes sociais, que vai disputar a prefeitura de Epitaciolândia nas eleições de 2020. Jovem, nome limpo, ousado como gestor, acredita que preenche os requisitos estabelecidos pelo eleitor pós-Lava Jato. E pelo visto vai chegar chegando. “Vou transformar Epitaciolândia numa terra de oportunidades”, diz sempre quando é questionado sobre o que pensa para o futuro.

Éverton tem um time de gente boa que o quer candidato em 2020, mas, bem assessorado, quer ampliar ao máximo o número de seguidores e parceiros até as eleições. Mesmo ainda jovem e com pouca experiência política, começou essa semana a sentar com lideranças regionais ligadas a partidos políticos. Além do DEM, teve encontros com dirigentes de MDA, entre outras siglas menos expressivas. “Vamos construir uma beça aliança até lá”, acredita o empresário.

Antes mesmo de pensar em disputar a prefeitura de seu município, Éverton Soares já estava no PSL, partido pelo qual irá para o embate em 2020. A programática do partido bate com aquilo que ele pensa, segundo disse ao Blog do Evandro Cordeiro. Assim, terá chance de realizar aquilo que tem sonhado, que é transformar Epitaciolândia, onde nasceu, numa terra de oportunidades. “Quero melhorar o que já foi feito, como por exemplo, arrumar as calçadas, embelezar a cidade, melhorar as escolas e, depois, partir para grandes obras, caso de um canal que quero fazer dentro de um bairro aqui”, afirma.   

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_SETEMBRO 2019

A prefeita de Brasileia, Fernanda Assem (PT), anda preferindo falar até de futebol, a ter que fazer conjeturas políticas. Não anda pensando nada sobre o futuro político no momento, diz ela. “Estou preocupada é com as obras, com a manutenção dos postos de saúde, com a limpeza da cidade. Em política só falo ano que vem”, atalha logo a possibilidade de falar sobre o futuro. Depois de 15 minutos de conversa com o Blog do Evandro Cordeiro, no entanto, acaba saindo uma coisa e outra. Por exemplo: sobre 2020 ela tem uma certeza, a de que fará boas alianças, caso decida disputar a reeleição. E essas parcerias obedecerão um critério: que os parceiros sejam gente boa. “Partido é o que menos vai interessar. Quero saber se vai ser bom para Brasileia”, sentencia. Fernanda elogia, por exemplo, o governador Gladson Cameli (Progressistas), de quem garante ser fã. “Embora eu não leve problemas para o governador, ele tem sido atencioso com nosso município. Gosto desse estilo dele”, diz. E encerra fazendo uma confissão: apesar de gostar do governador, não deixará seu partido, o PT, para ir para o dele ou para qualquer outro. “Meu amigo, eu vou sair do PT para que? Aqui eu sou general. Tenho meu espaço. Vou fazer o que em outro partido? Ser recruta?”, questiona a prefeita jovem, mas com traquejo de político experiente.   

Leia mais ...
Publicado em Blog
20 SP_SETEMBRO 2019

O governador Gladson Cameli (Progressistas) acaba de garantir que não consta o nome de nenhum secretário de Estado na lista das próximas demissões que ele ainda fará para concluir o ajuste, iniciado logo depois dos vetos dos deputados estaduais a vários projetos do Executivo, entre os quais a LDO, o orçamento para 2020. O governador disse que é necessária a decisão sob pena de comprometer o futuro. Mas assegurou pelo Blog do Evandro Cordeiro: “Secretário não!”.

Leia mais ...
Publicado em Blog