Itens filtrados por data: Março 2019

A situação de inadimplência, maioria por não depositar encargos sociais, foi uma tragédia para 1,3 mil prefeituras em todo o Brasil esse mês de abril, que deixaram de receber o FPM, o constitucional Fundo de Participação dos Municípios. Dessas mais de mil prefeituras, oito são do Acre. O Blog do Evandro Cordeiro não conseguiu apurar quais delas não receberam esse dinheiro, só se sabe que ao menos três municípios estão fora dessa lista negra e seus prefeitos já receberam duas parcelas, as dos dias 10 e 20: Brasileia, da prefeita Fernanda Assem (PT); Cruzeiro do Sul, administrada pelo pastor Ilderlei Cordeiro (Progressistas); e Assis Brasil, cujo prefeito é o Zum Barbosa (PSDB).   

Publicado em Blog

O ex-vereador Nei do Miltão (ainda sem partido) pode se juntar ao empresário Jorge Catalan, também sem partido, com objetivo de disputar, em 2020, a prefeitura do município de Senador Guiomard, o famosos Quinari dos amendoins. A dupla tem se reunido de vez em quando recentemente, segundo fontes do Blog do Evandro Cordeiro, para avaliar essa possibilidade. Ambos disputaram a prefeitura na eleição passada, em 2016. Catalan ficou em terceiro com 3.313 votos, Nei em quarto, com 2 mil. A ex-vereadora Branca foi a segunda e o eleito foi o dentista André Maia, que não conseguiu concluir o mandato. Há informações de que eles podem ir para a disputa pelo PMN, partido presidido no Acre pela advogada Valdete Souza, que inclusive já teria se reunido com os dois conversando sobre essa possibilidade.

Publicado em Blog

O deputado federal Alan Rick (DEM) ouviu na semana passada em seu gabinete em Brasília as demandas de diversos representantes das forças civis de segurança pública do Brasil, reunidos na União dos Policiais do Brasil (UPB) no tocante à Reforma da Previdência em Tramitação no Congresso Nacional. Anteriormente ele já tinha mantido reunião sobre o mesmo tema com representantes da categoria no Acre.

 

Segundo Alan Rick, a reivindicação da União dos Policiais do Brasil é muito justa, uma vez que exercem atividade de risco, em situação de constante estresse e risco de morte e por isso mesmo desejam receber tratamento semelhante às forças armadas na reforma da Previdência.

“Por este motivo, me comprometi a apresentar emenda ao texto da Reforma, incluindo integrantes das forças de segurança sob as mesmas regras das forças militares. Estes heróis de todo dia merecem ter o devido reconhecimento do seu trabalho, pois são os responsáveis por proteger nosso povo, no dia-a-dia.

alan2Participaram da conversa o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, André Gutierrez, o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Leandro Lima, o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), Dovercino Neto, o Diretor de Patrimônio da FENAPRF, Itler de Oliveira, o Diretor Jurídico da Federação Nacional dos Policiais Federais, Flávio Werneck, além do representante do Sindicato das Classes Policiais Civis no Estado do Paraná, Evandro dos Baroto, e os Agentes de Polícia Federal Assis e Guilhermino, representantes da Comissão de Policiais Pós 2013.

“A Reforma da Previdência é necessária, mas precisa de alguns ajustes. A reivindicação da União dos Policiais do Brasil é justa é tem o meu apoio. Já tinha externando esse apoio em reunião com representantes da categoria em Rio Branco e reafirmo meu compromisso em defesa da causa”, disse Alan Rick.

O parlamentar acreano já garantiu o apoio do líder do Democratas na Câmara, deputado Elmar Nascimento à emenda que irá apresentar. “Além do apoio do nosso grande líder, consegui também garantir o apoio do Deputado Celso Russomanno, vice-líder do Governo no Congresso e presidente da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul. Fico muito satisfeito em ver uma pauta tão justa sendo reconhecida por influenciadores como eles”, completou Alan Rick.

Publicado em Blog

 

A prefeitura de Assis Brasil é o terceiro maior devedor de precatórios no Acre. Mesmo assim o prefeito Zum Barbosa (PSDB) conseguiu equilibrar as contas. Junto com sua equipe de técnicos ele conseguiu renegociar todas as contas e, depois de passar um ano com todo o dinheiro da prefeitura bloqueado pela Justiça, Zum já regularizou o pagamento de credores e servidores. Está até pagando em antes da data prevista. Vale um registro a partir dessas informações: Assis Brasil só perde em montante de precatórios para o governo do Estado e para a prefeitura de Rio Branco, mas é a campeã em percentual. Tem 5,61% de sua receita comprometida só com precatórios, enquanto o Estado é 0,92% e a prefeitura da capital 3,04%.   

Publicado em Blog

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), líder da oposição na Assembleia Legislativa, se irritou, pela primeira vez na história, com as perguntas feitas por um órgão de imprensa. O Blog do Evandro Cordeiro perguntou a ele o que vai ser encontrado de “podre” em um governo que acabou de começar, como o atual. Ele devolveu com a seguinte pergunta: - Que serviço queres prestar? Então perguntei como ele quer investigar uma conta de energia que é cara porque ele mesmo, quando era líder do governo Jorge Viana (PT), ajudou a aumentar durante uma sessão que terminou meio, a qual eu cobri pelo jornal O Rio Branco. Ele também ficou irritado e mandou eu lê o texto da CPI. Por fim, o deputado, conhecido por tratar bem a imprensa, se despede deste repórter irritado, repetindo a pergunta segundo a qual “que serviço eu quero prestar com essa entrevista” e ainda: achando estranho o comportamento do Blog.  

Publicado em Blog

O secretário de Educação, Mauro Sérgio, e o diretor de Esportes, Júnior Santiago, foram recomendados pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) a “caprichar” na reforma do Ginásio Coberto Álvaro Dantas. Abandonado pelo governo passado, aquela praça de esportes mais tradicional e antiga da capital do Acre, construído e inaugurado no início dos anos 1970, pelo governador Francisco Wanderley Dantas, está passando por uma rápida repaginada para voltar a receber os jogos escolares, como já foi no passado. As disputas começam a partir da próxima quinta-feira, 25. “Estou muito empolgado com essa reforma porque esse ginásio é o mais antigo do Acre e a população da Baixada da Sobral merece essa deferência do nosso governador. Sem contar que minha família, tradicional no esporte, jogou muito aqui”, afirmou Júnior Santiago ao Blog do Evandro Cordeiro.  

Publicado em Blog

A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), disse neste domingo, 21, ao Blog do Evandro Cordeiro (www.evandrocordeiro.com) que é “fake” e “covardia” notinha que circula nas redes sociais anunciando sua renúncia. “Fui eleita para cumprir o mandato inteiro e vai ser assim, se Deus quiser”, afirmou. Marilete não conseguiu resolver os problemas de seu município nos dois primeiros anos, primeiro pela forma como encontrou a prefeitura, segundo porque não tinha nenhum apoio do então governo, que era do PT e dela tinha muita rixa. Mas nesse verão, agora com governo novo, e parceiro, diz ela, sua cidade certamente ganhará cara nova.

Publicado em Blog

O govenador Gladson Cameli (Progressistas) já teria escolhido os nomes de quem vai dirigir o Acreprevidência e a Anac, a Agência de Negócios do Acre. Para o primeiro seria o administrador com mestrado em microcrédito e MBA em finanças e gestão de pessoas, Alex Barros, conhecido também como o conselheiro dos gastões, porque aparece na TV Acre, de vez em quando, dando dicas para as pessoas não gastar equivocadamente. As chances de Alex são grandes porque o concorrente dele para o cargo seria um ex-petista que já trabalha no órgão.

Para a Anac o nome seria o do empresário Fernando Lage, um dos líderes no Acre do Instituto Liberal, um ajuntamento de pessoas com visão econômica bem antagônica a da esquerda. Enquanto os governos de esquerda insistem gerenciar as empresas, os liberais defendem que o Estado devem manter distância delas. “Empresa é para empresário”, diz sempre Lage, que já foi um dos maiores empregadores do Acre, quando era dona de uma empresa de segurança privada.     

Publicado em Blog

O abastecimento de água no município de Bujari melhorou essa semana, depois do fechamento da barragem da comporta da represa ETA Redenção. O serviço foi um pedido da vereadora Mariazinha de Jesus (MDB). O diretor do Depasa no município, Cláudio Ramos, coordenou pessoalmente o serviço, cujo custeio foi garantido pelo diretor estadual, Zenil Chaves. “Estamos fazendo nossa parte para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Cláudio Ramos ao Blog do Evandro Cordeiro.

Publicado em Blog

 

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, divulgou notinha escrita pelo próprio punho parabenizando o senador Sérgio Petecão (PSD) pelo seu aniversário. A prefeita aproveitou para agradecer o parlamentar pelas emendas destinadas por ele a Rio Branco. A prefeita deve ser uma das convidadas para a festa que o senador fará neste sábado, 20, em sua chácara, a Boi Cagão, onde estarão amigos dele de todo o Acre, por causa da troca de idade.  

Publicado em Blog
Página 1 de 9