Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal Henrique Afonso pode ajudar a cunhada na disputa para federal Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal
01 / 03

Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal

O presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, reafirmou agora há pouco, em Brasília, o compromisso do partido com a pré-candidatura da procuradora de
02 / 03

Henrique Afonso pode ajudar a cunhada na disputa para federal

O ex-deputado Henrique Afonso (PSDB) não ficará de fora da disputa política em 2018. Se não for candidato, o que é muito provável, vai ajudar
03 / 03
O presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, reafirmou agora há pouco, em Brasília, o compromisso do partido com a pré-candidatura da procuradora de
18 SP_SETEMBRO 2018

A 8ª edição do projeto Aldeia Caiçuma das Artes, realizado pelo Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), acontece entre 21 a 30 de setembro. Tradicionalmente, o evento reúne todas as linguagens artísticas com espetáculos e oficinas nacionais e locais. A programação conta com apresentações de teatro, música, dança, artes plásticas, cinema, circo, literatura, culturas popular, afro brasileira e indígena.

As atrações têm entrada gratuita para todas as apresentações, exceto Palco Giratório. Além de Rio Branco, os municípios de Senador Guiomard e Plácido de Castro recebem espetáculos do Aldeia.

Além disso, o projeto prevê a realização de oficinas, bate papo e palestras. Grupos acreanos e de outros estados, como Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo, farão apresentações, sendo a maioria no Teatro Plácido de Castro, Calçadão do Novo Mercado Velho, Teatro de Arena do Sesc, Praça da Revolução e Calçadão do Terminal Urbano.

Leia mais ...
18 SP_SETEMBRO 2018

O Serviço-Escola de Psicologia (Serspi), da Universidade Federal do Acre (Ufac), dispõe de plantão psicológico, grupos terapêuticos, atendimento individual e o projeto “O Ser Cuidado”. O plantão é de atendimento imediato, no momento da procura, e é voltado para as comunidades acadêmica e externa. No primeiro semestre letivo deste ano, 41 alunos foram atendidos.

O plantão pode servir para encaminhamento a “O Ser Cuidado”, que busca orientar pessoas que possuem queixa suicida ou que conhecem alguém com essa demanda. O projeto conta com seis terapeutas em formação, sob orientação da professora Patrícia Yano.

Como ajudar

Diante de uma situação de alerta, envolvendo indícios de suicídio, Patrícia Yano dá algumas dicas sobre o que falar para a pessoa. Por exemplo: “Há quanto tempo vem pensando nisso?”; “Estou aqui para te ajudar”; “Eu entendo que você não queira preocupar ninguém. Ainda assim, eu quero te ajudar. Isso vai me fazer bem”. E evitar frases como: “Pare com essa besteira!”; “Sua vida é tão boa! Pense que há pessoas em situação pior que você!” ou usar critérios religiosos para julgar a pessoa.

O Centro de Valorização da Vida, associação civil filantrópica, possui um número de telefone, o 188, que funciona 24 horas para pessoas que precisam conversar. O atendimento é sigiloso e gratuito a partir de qualquer linha fixa ou móvel.

 

Plantão psicológico na Ufac

 

Segunda-feira: das 8h às 11h

Terça-feira: das 8h às 11h

Quarta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 17h

Quinta-feira: das 14h às 17h

Leia mais ...
Publicado em Blog
18 SP_SETEMBRO 2018

A deterioração da qualidade da segurança pública, da infraestrutura e da gestão fiscal derrubou a competitividade de 11 Estados brasileiros. A 7ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit, mostra que o baixo desempenho da economia tem dificultado a recuperação dos Estados, muitos deles em situação crítica. O ranking é resultado da análise de dez pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social. "Esses pilares têm pesos diferenciados e aqueles com maior carência acabam pesando mais no resultado como a segurança pública e a falta de infraestrutura", afirma o economista da Tendências, Adriano Pitoli. 

O pior desempenho foi verificado no Acre, que caiu oito posições e agora ocupa a última colocação. Segundo o trabalho, o Estado teve queda em cinco dos dez pilares avaliados. O índice de segurança foi o mais alarmante. O Acre ficou na 20ª posição - uma queda de 17 posições em relação ao ranking de 2017. A reportagem não conseguiu contato com o Estado.

Os dois primeiros lugares no ranking geral continuaram com São Paulo e Santa Catarina. Ambos também lideram o ranking de segurança pública. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais ...
Publicado em Blog
18 SP_SETEMBRO 2018

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (SINDMED-AC), Murilo Batista, o Hospital Regional Wildy Viana, em Brasileia, funciona como um posto de saúde, realizando apenas consultas, exames de sangue e de urina simplificado. As irregularidades estão em um relatório que será entregue ao Ministério Público Estadual (MPE).

No levantamento, o hospital não possui extintores mesmo existindo as marcações dos espaços e os cilindros de oxigênio e gás medicinal ficam amontoados no corredor, próximo aos pacientes, podendo causar acidentes graves.

“É um posto de saúde inacabado, uma obra que se utilizou R$ 50 milhões e está sendo subutilizada por causa de interesses políticos e da incompetência de gestores. Isso é prejudicial a população e ao servidor público que atua no local sem as mínimas condições”, criticou o sindicalista.

Murilo Batista ainda apontou a falta de banheiros que se encontram em obras, potencializando a possibilidade de infecções hospitalares resultante da dificuldade em se realizar a higienização necessária.

“Ainda é preciso afirmar que não há repouso para os trabalhadores, um problema sério, que compromete a saúde e o ritmo de trabalho, porque, sem o descanso, o profissional não consegue chegar ao final de 12 horas de plantão com boa disposição para o atendimento”, relatou o presidente do Sindmed-AC.

Com informações da assessoria de imprensa do SINDMED-AC

Leia mais ...
Publicado em Blog
18 SP_SETEMBRO 2018

Neste domingo, às 12h no Hotel Terra Verde acontece a Feijoada da Beleza, sob a batuta da competentíssima Meyre Manaus, que promete muito samba, pagode, sorteio de prêmios, gente bonita e muita, mas muita diversão!

 

Leia mais ...

Socialize