Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal Henrique Afonso pode ajudar a cunhada na disputa para federal
01 / 02

Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal

O presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, reafirmou agora há pouco, em Brasília, o compromisso do partido com a pré-candidatura da procuradora de
02 / 02

Henrique Afonso pode ajudar a cunhada na disputa para federal

O ex-deputado Henrique Afonso (PSDB) não ficará de fora da disputa política em 2018. Se não for candidato, o que é muito provável, vai ajudar
Blog do Evandro Cordeiro

O ex-presidente da Fetacre Manoel José Bezerra, o Cumaru, uma das maiores lideranças rurais do Acre, disse agora ao Blog do Evandro Cordeiro que o governador Gladson Cameli (Progressistas) deu uma das maiores demonstrações de compromisso com a zona rural ao dar início ainda em maio de uma operação tão grande quanto essa que vai recuperar os ramais. "Já é a maior operação de todos os tempos", afirmou o líder.

Segundo Cumaru, o governador se comprometeu assinar todos os convênios com as prefeituras e dar ordens de serviços em todo o Estado. "Ele tem como meta de começar os trabalhos em todos os municípios até 10 de junho. com isso é um grande avanço e pode se produzir mais no decorrer do período do verão. tem mais de 15 mil KM de ramais em todo Acre. sabemos que nas condições que se encontra os ramais talvez não der tempo de chegar em todos os ramais esse ano. mais faremos o que for necessário para atender o máximo essa é a ordem do Governador", afirmou o empolgado ex-dirigente da Fetacre.

t3  

 

Publicado em Blog

A cassação do deputado Josa da Farmácia (Podemos) e a ameaça de cassação ao mandato da deputada Juliana Rodrigues (PRB), seria resultado do esforço dos suplentes André da Farmácia (PRB) é Raimundinho da Saúde (Podemos). A acusação vem dos gabinetes dos parlamentares que estão as voltas com a Justiça Eleitoral. Desnecessária a acusação, uma vez que se tem alguém interessado no mandato esse alguém é justamente o suplente. Só que nesse caso, eles não serão perdoados, por terem feito parte do mesmo grupo político nas legislaturas passadas.

Os dois deputados seriam responsáveis por juntar as provas que levaram a cassação de Josa e que ameaçam a doutora Juliana.

Publicado em Blog

A deputada Mara Rocha ( PSDB-AC) foi recebida, nesta quinta-feira (30/05), pelo Embaixador da Índa, Sr. ASHOK DAS para tratar sobre a abertura de novos mercados para os produtos da floresta amazônica. A parlamentar tucana estava acompanhada do Deputado Estadual Gonzaguinha, Primeiro-Secretário da ALEAC; do Sr. Marcos Clay, Gerente do Ambiente de Negócios do SEBRAE/AC; Jairo Negreiros, Gerente Regional do SEBRAE/AC e Lauro Santos, Diretor Técnico do SEBRAE/AC.
O encontro serviu para os representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas apresentarem o potencial de negócios dos produtos da floresta amazônica, mirando o mercado da Índia.
O Embaixador Ashok Das informou à parlamentar que o maior obstáculo para a exploração dos óleos e essências produzidos no Acre é a barreira fitossanitária. Segundo ele, será necessário levantar a barreira imposta a esses produtos pelo governo brasileiro. Mara Rocha se colocou à disposição para promover as gestões necessárias para agilizar a tramitação do processo.
“A embaixada irá enviar o protocolo dos documentos apresentados e marcarei audiências nos ministérios responsáveis para tentar agilizar esse processo que interessa, de forma direta, aos acreanos. Em julho o Primeiro Ministro Indiano estará ao Brasil e, se conseguirmos avançar nesse tema, será possível organizar uma visita técnica de uma comitiva oficial ao Acre”, informou a parlamentar.
Segundo o Diretor Técnico do SEBRAE/AC, Sr. Lauro Santos, a abertura de rodada de negócios entre empresas indianas e produtores do Acre dependem, apenas, de romper essas barreiras fitossanitárias. “O SEBRAE/AC já tem o formato de modelo de negócios para a comercialização dos óleos e essências da floresta, o único entrave está na barreira fitossanitária e contamos com a Deputada Mara Rocha para nos ajudar a resolver esse impasse”.
O Deputado Gonzaguinha aproveitou a visita para discutir a possibilidade de um convênio entre a UFAC e o Governo Indiano para pesquisa sobre ervas medicinais. “Já existe convênio semelhante com Universidades em São Paulo e acredito que, se tivermos sucesso nessa aliança, isso trará grande avanço na catalogação da nossa flora, já que precisaremos fazer um levantamento das nossas espécies de madeiras, para atender ao interesse de empresas indianas que desejam comprar madeiras no nosso Estado”, afirmou o Primeiro Secretário da ALEAC.
“Estou muito satisfeita de abrir esses canais de diálogo entre governos estrangeiros e representantes do Acre. Se conseguirmos abrir nosso Estado para novos investimentos, poderemos sonhar com o desenvolvimento econômico sólido e duradouro”, finalizou Mara Rocha.

Publicado em Blog

O ex-vereador Luiz Anute, pre-candidato a prefeito de Rio Branco pelo Solidariedade, senta hoje com seus primos ricos, os empresários Adem e Aldenor Araújo, donos da rede de supermercados Araújo, para pedir a bênção deles. Anute disse ao Blog do Evandro Cordeiro que não sabe o que eles vão dizer, mas uma coisa é certa: sua candidatura é irretiravel. "Vou até o fim com essa ideia", disse.

Publicado em Blog

O padre Moacir Carrero vai coordenar uma das romarias mais tradixionajs do Acre, a que acontece em Brasiléia em homenagem a São Francisco de Assis, dia 15 de junho. Um fragmento de osso do santo, que viveu por volta de 1200 na Itália, enviado pelo Vaticano, já chegou para ser visto pelos romeiros. Recém-chegado no município, localizado na fronteira do Brasil com a Bolívia, o padre estará a primeira vez a frente do evento, que reúne devotos de todo o Estado e até de fora. Esse evento vai acontecer esse ano como parte das comemorações de 100 anos da Paróquia de Rio Branco. Ao Blog do Evandro Cordeiro o padre disse estar ansioso pela romaria porque já tinha notícias dela fazia algum tempo. Depois porque é da ordem dos franciscanos.

Publicado em Blog

O governador Gladson Cameli (Progressistas) chegou nesta quarta-feira, 30, com as máquinas do Estado à zona rural do Acre, onde foi iniciada uma operação de recuperação de ramais jamais vista na história. Era o socorro que a agricultura pedia há anos. O início da operação na Transacreana, mais precisamente no ramal Barro Alto, tem todo um significado. Ali é um dos maiores polos produtivos. O líder camponês Raimundim Bala, um ex-jogador de futebol que logo que deixou os gramados foi trabalhar na agricultura e lá se tornou líder dos movimentos sociais, elogiou o governo. "A agricultura estava morrendo. Nós estávamos há anos esperando por esse socorro. Então não tem como não elogiar o governador', afirmou ao Blog do Evandro Cordeiro.

evandro1 evandro2 evandro3 evandro4

Publicado em Blog

O município de Assis Brasil, 344 distante se Rio Branco, é ligado à capital pela BR-317. A rigor, muito ligado. A estrada está ótima, a viagem é rápida, mas os moradores vivem isolados do resto do Acre pela comunicação, a telefônica principalmente. Nenhuma das operadoras funcionam minimamente na região. A Vivo, principalmente. A internet é fraca. Apenas os computadores da agência da Caixa Econômica funcionam melhorzinho. O prefeito Zum Barbosa (PSDB) diz não saber mais que medida tomar. Além dele, as empresas já foram reclamadas nas mais diversas instâncias pelos vereadores, mas nada surtiu efeito. "O jeito é se conformar com esse isolamento", diz o empresário Jesildo Bonfim Bezerra, o Bebé, ex-vereador e dono de um dos melhores hotéis do município.

Publicado em Blog

O evento teve como objetivo o fortalecimento da integração regional fronteiriça

O Deputado Federal Manuel Marcos (PRB), atualmente presidente do grupo parlamentar Brasil-Peru, participou do “I Fórum de Integración Rumbo al Bicentenario Macro Región Sur”, o evento teve como objetivo o fortalecimento da integração regional fronteiriça.

“Tratamos também de assuntos de extrema relevância para o Estado do Acre e Brasil, como a Estrada Interoceânica, acordos de exportação e demais temas de relações internacionais”, afirma o republicano.

Esteve presente o Vice-Governador do Estado do Acre, Major Rocha, representantes do Governo do Estado de Rondônia e autoridades de todas as regiões do Sul do Peru.

Publicado em Blog

O deputado federal Alan Rick (Democratas) deixou o gabinete do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), agora há pouco, entusiasmado com o que ouviu sobre o futuro do programa Mais Médicos e dos estudantes brasileiros formados no interior. Veja o que o próprio Alan escreveu de próprio punho, tão animado que está:

REUNIÃO COM O PRESIDENTE BOLSONARO

Acabei de sair de uma reunião muito proveitosa com o Presidente Bolsonaro, os ministros da Educação Abraham Weintraub, e Saúde, Henrique Mandetta.

Fomos tratar do Revalida e do Programa Mais Médicos. Estiveram conosco os doutores Djonatan Staloch, Janaína Staloch e Flávio Lima Barreto, representando os médicos brasileiros formados no exterior; os deputados João Roma (PRB/BA), Jaqueline Cassol (PP/RO) e Prof. Dorinha (DEM/TO). Fomos acompanhados também pelo secretário de Saúde do Acre, Alisson Bestene e por minha esposa, Michele Miranda.

Falamos sobre a angústia dos nossos médicos em decorrência do fracasso do atual modelo de revalidação de diplomas expedidos no exterior. Apresentamos, então, nossa proposta.

Também tratamos do Programa Mais Médicos. Apresentamos as seguintes sugestões:

1. Permanência dos médicos brasileiros formados no exterior no Programa Mais Médicos (ou qualquer programa da Atenção Básica que venha a substitui-lo);
2. Análise da nossa Minuta de proposta ao processo de revalidação de diplomas médicos;
3. Adiantamento da primeira bolsa-formação do PMM para o período em que os médicos estão no módulo Acolhimento, em Brasília;
4. Reinserção diferenciada das cidades de perfil 1, 2 e 3 no Programa Mais Médicos.

Saímos com o compromisso do Presidente e dos Ministros da Educação e da Saúde em tratar nossas solicitações com a maior celeridade e responsabilidade.

O Presidente Bolsonaro reiterou sua intenção de resolver o grave problema da revalidação de diplomas no Brasil e se comprometeu em apresentar uma Medida Provisória em breve para apreciação no Congresso.

Continuo trabalhando pelo povo do Acre e Brasil.

Dep. Alan Rick
DEM/Acre

Publicado em Blog

A deputada Mara Rocha se pronunciou hoje (29/05), no Plenário da Câmara dos Deputados, em apoio à aprovação da Medida Provisória nº 867/2018, que amplia o prazo para que o produtor rural possa aderir ao Programa de Regularização Ambiental – PRA.
Segundo a parlamentar tucana, o voto a favor da Medida Provisória é um apoio aos pequenos produtores rurais, que são os principais interessados na prorrogação do prazo de adesão.
“A falta dessa regularização deixou vários pequenos produtores impedidos de ter acesso ao crédito rural, causando prejuízos a milhares de famílias. Lembro que essa prorrogação de prazo se faz necessária, pois muitos Estados ainda não fizeram seu programa para receber os dados dos produtores”, afirmou a parlamentar.
Outra inovação da MP 867/2018 é a determinação de que as multas aplicadas em razão de conversão irregular de vegetação nativa ocorrida anteriormente a 22 de julho de 2008 sejam convertidas em prestação de serviços ambientais, desde que sejam cumpridas todas as obrigações impostas no PRA para a regularização da propriedade ou posse rural. Segundo Mara Rocha essa conversão “é um alento ao pequeno produtor, preso a multas astronômicas e impagáveis”.
“Essa Medida Provisória não aumentará, ou diminuirá o desmatamento, ela, na verdade, trará segurança jurídica, principalmente, aos pequenos produtores rurais, que necessitam de mais prazo para cumprimento de suas obrigações. Não podemos continuar criminalizando o agricultor, ele é o maior interessado na preservação ambiental mas, antes de tudo, ele precisa de tranquilidade para produzir e gerar emprego e renda para o Brasil”, finalizou a parlamentar tucana.

Publicado em Blog
Página 1 de 13