Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal Henrique Afonso pode ajudar a cunhada na disputa para federal
01 / 02

Paulinho da Força reafirma compromisso com pré-candidatura de Vanda Milani a federal

O presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, reafirmou agora há pouco, em Brasília, o compromisso do partido com a pré-candidatura da procuradora de
02 / 02

Henrique Afonso pode ajudar a cunhada na disputa para federal

O ex-deputado Henrique Afonso (PSDB) não ficará de fora da disputa política em 2018. Se não for candidato, o que é muito provável, vai ajudar
Blog do Evandro Cordeiro

A “guerra” de bastidores entre os grupos políticos do atual prefeito de Cruzeiro de Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas), e do ex-prefeito, Vagner Sales (MDB), “ficou no passado”, disse agora há pouco ao Blog do Evandro Cordeiro o jornalista e escritor Nelson Liano Júnior, novo secretário de Comunicação daquela prefeitura. Vivendo um novo momento na gestão, com alta na popularidade, o prefeito passa a ser, inclusive, forte candidato a reeleição, caso decida por ela, assunto impensado até ano passado, quando tentei entrar nesse assunto com ele. Nessa nova fase, até as cores da logomarca da prefeitura foram modificadas. O assessor recém-empossado bateu um papo rápido com o Blog sobre esses e outros assuntos relacionados à política no Vale do Juruá, região onde chegou em busca de espiritualidade há quase duas décadas e acabou ficando. Veja o que nós conversamos mais esta manhã:

 

Blog – Nelson Liano que ligação é essa sua com o Vale do Juruá?

Nelson Liano - Tenho uma ligação espiritual com o Juruá. Vim pra região originalmente em busca dos conhecimentos da Floresta. Mas o destino abriu as suas portas e me colocou fazendo jornalismo. Ajudei a estruturar a Juruá FM do empresário James Cameli no seu início. Acabei me tornando um personagem popular porque fazia programas na rádio. É um amor antigo, moderno e eterno (rs).

Blog - Quanto tempo de experiência você tem com o jornalismo?

Nelson Liano - Tenho algumas décadas de experiência como jornalista. Melhor não falar quantas (rs). Trabalhei em praticamente todos principais veículos nacionais de comunicação, O Globo, Jornal do Brasil, Ultima Hora, Fatos e Fotos, entre muitos outros, e em todas as grandes redes de televisão. Também fui editor de livros da Record, uma das maiores editoras do país. Quando cheguei ao Acre já tinha uma carreira consolidada. Como eu disse o que me trouxe ao Acre foi a espiritualidade e não a busca de emprego.

Blog - Como surgiu esse convite do prefeito Ilderlei?

Nelson Liano - O Ilderlei me ligou e a princípio eu faria uma consultoria de comunicação social para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Mas juntamente com a sua irmã Ildelcleide Cordeiro me apresentou um projeto de renovação da gestão. Estando na comunicação percebi que poderia ajudar todas as outras secretarias e, principalmente, a população de Cruzeiro do Sul. Depois de muito pensar eu aceitei.

Blog – O prefeito Ilderlei Cordeiro, pelo menos visto aqui da capital, vem apanhando muito ai. As críticas, inclusive de “amigos”, insistem em denegri-lo. Isso tudo têm razão de ser?

Nelson Liano – O Ilderlei entrou num jogo político que lhe trouxe muitas dores de cabeça e enfrenta uma campanha difamatória pelas redes sociais diariamente. Mas a prefeitura de Cruzeiro do Sul está em dia com os pagamentos de funcionários e fornecedores. Está modernizando e descentralizando a gestão. Tem projetos inovadores em diferentes áreas e conseguiu dar uma guinada positiva nos mais recentes meses. Mas o fogo cerrado dos adversários irá continuar, inclusive, em algumas situações, o "fogo amigo", que é o que mais causa danos.

Blog – Então pelo que você está falando não acabou a “guerra” com o grupo do ex-prefeito Vagner Sales, acusado de “atirar” contra Ilderlei?

Nelson Liano - Nas minhas conversas com o Ilderlei não se fala em Vagner. Isso ficou no passado. Temos tido uma relação de respeito e reconhecimento do trabalho da deputada federal Jéssica Sales em prol de Cruzeiro do Sul. Particularmente acho essa briga que é alimentada por gente que não tem o que fazer, uma loucura que atrapalha a população do município. No que depender da minha orientação vamos pra paz e não pra guerra.

 

Blog – Ilderlei vai para a reeleição?

Nelson Liano - O prefeito está muito empolgado com projetos como iluminar toda a cidade com lâmpadas de led, geração de energia limpa através do lixo, programas na agricultura de produção de café, açaí e pimenta do reino. Geração de emprego e renda com atração de indústrias sustentáveis para o município. O ano de 2019 é de trabalho e gestão e não de eleição. O Ilderlei não fala sobre esse tema. Aliás, essa orientação para toda a equipe de secretariado. Esse assunto da sucessão só será tratado em março de 2020. Até lá tem muito trabalho pela frente.

 

Blog – Como a nova comunicação da prefeitura vai aproveitar esse momento novo para capitalizar politicamente?

Nelson Liano - Vamos fazer mais comunicação social do que assessoria de imprensa. Temos planos de aproximação com a população através de projetos de comunicação que ainda vamos anunciar.

Publicado em Evandro Cordeiro

O vereador de Rio Branco Célio Gadelha, prestes a ser expulso do PSDB por infidelidade partidária, acusado de não ter apoiado nenhum candidato da oposição na eleição passada, disse ao Blog do Evandro Cordeiro esses dias, na Pelada Kaxinguba, no Clube dos Oficiais Militares, que já estava planejando deixar o partido. “Me abandonaram na campanha. Fiquei à míngua”, afirmou. Gadelha disse que estava esperando apenas uma brecha para sair. Achou. O partido está temrianndo o processo de expulsão dele e de outro vereador, Clézio Moreira, que também apoiou candidatos da Frente Popular na campanha, inclusive o cabeça de chapa, Marcus Alexandre (PT).   

Publicado em Evandro Cordeiro

A Associação Estudantil Internacional Brasil/Bolívia, criada para ajudar a organizar a vida de brasileiros que estudam medicina na Bolívia, planeja lançar um candidato a vereador em 2020 no município de Epitaciolândia, onde está sua sede. O estudante Léo Costa é o nome pré-escolhido, por uma razão elementar: ter envolvimento na causa de maioria dos colegas que estudam em departamentos bolivianos há muito tempo. O presidente da Associação é o ex-vereador por Plácido de Castro Alisson Ferreira e é ele quem conduzirá esse processo de escolha final do nome. A ideia é ter um parlamentar que se posicione em favor dos mais de 2,5 mil estudantes de medicina espalhados dentro da Bolívia.

O lançamento de um candidato a vereador é só o começo de outros projetos importantes que a Associação tem, segundo o presidente Alisson Ferreira. Criada ano passado, a entidade já auxilia mais de 2,5 mil alunos, entre outras coisas com orientação. Mas o objetivo é mais na frente ajudar os alunos com outros auxílios. Em 2020, caso elejam um vereador, será a senha do empoderamento dessa associação tão nova ainda.

Publicado em Evandro Cordeiro

Com o tema “um novo tempo, uma nova gestão”, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul apresentou sua novo logomarca, nesta terça-feira ao público. O evento aconteceu no Shopping Copacabana, e contou também com a apresentação do novo Secretário de Comunicação, Nelson Liano.

“Bom, quando eu recebi o convite pra colaborar com a gestão do Ilderlei Cordeiro, coincidiu de ser realmente um momento diferente para o município de Cruzeiro do Sul. Depois de vinte anos de gestões, coincidiu pela primeira, vez em vinte anos, que o Governador, Gladson Cameli e Ilderlei Cordeiro, são do mesmo partido. Entendi que, é uma grande oportunidade pra Prefeitura fazer novas parcerias, com o Governo do Estado, no sentido de ajudar a população, de realizar alguns projetos que melhorem a qualidade de vida da sociedade”, ressaltou o secretário.

Prestigiando o evento, o Prefeito Ilderlei Cordeiro destacou o novo momento que sua gestão vive. Através de apoios vindos do governo do estado, Ilderlei destacou que o município só tem a crescer, com a parceria firmada.

“Esse nosso momento é especial! A cada dia que se passa, temos apostando no novo Governador do Estado do Acre. Em Cruzeiro do Sul, fazia vinte anos, que não tinham os essa parceria diretamente com o Governo, e hoje, nós somos situação. É também, um novo momento para a nova gestão, de novos secretários, que foram colocados em seus devidos cargos, para somar com suas novas ideias, suas experiencias, seus aprendizados, para assim, nos auxiliar a ganhar recursos, fazendo com que possamos proporcionar uma melhor condição de vida a toda nossa sociedade de Cruzeiro do Sul”, ressaltou.

Em sua fala, o prefeito destacou ainda a importância de honrar em dias, o salário de todos os servidores públicos.

“No mês de janeiro, pagamos antes do dia previsto, em fevereiro, pagamos antes do dia previsto, ou seja, isso é o novo momento, já que mesmo com uma crise acontecendo no país inteiro, nós estamos juntos, economizando onde se precisa economizar, investindo onde precisa ser investido, principalmente nas pessoas, que têm nos ajudado a cuidar de nossa cidade”, disse o prefeito.

O presidente da Associação dos Comunicadores do Vale do Juruá (ASCOVAJ), João Dias, destacou durante o encontro, a importância do reconhecimento repassado pelo poder público municipal para com imprensa local.

“A imprensa de Cruzeiro do Sul, também vive um novo momento, como ressaltou nossos colegas. Nunca fomos tão bem reconhecidos, como agora, e isso é importante para nossa categoria. As pessoas, o poder público, o poder privado, reconhecem o trabalho da imprensa. Eramos visto com maus olhos, mas a imprensa é isso, ela critica mas ao mesmo é possível se resolver alguns problemas da sociedade, e assim, nós passamos por um grande momento, de reconhecimento”, finalizou. (Assessoria)

Publicado em Evandro Cordeiro

O deputado estadual Gerlen Diniz (Progressistas) será o presidente da principal comissão da Assembleia Legislativa, a de Constituição e Justiça. O vice-presidente será Neném Almeida (Solidariedade). Na de Orçamento e Finanças, o deputado Chico Viga (PHS) será o presidente e Gerlen Diniz o vice. José Bestene (Progressistas) presidirá a de Saúde.

As demais comissões também foram formadas. Veja:

Comissão de Serviço Público - Edvaldo Magalhães (PCdoB) presidente, vice José Bestene (Progressistas).

Comissão de Educação - Antônio Pedro (DEM) presidente, vice Daniel Zen (PT).

Comissão de Legislação Agrária - Neném Almeida (Solidariedade) presidente, vice Roberto Duarte (MDB).

Comissão de Direitos Humanos -  Whendy Lima (PSL) presidente, vice Vagner Felipe (PR).

Comissão de Legislação Participativa - Jonas Lima (PT) presidente, vice Maria Antônia (PROS).

Comissão de Defesa do Consumidor - Juliana Oliveira (PRB) presidente, vice Luis Tchê (PDT).

Comissão de Saúde Pública - José Bestene (Progressistas) presidente, vice  Jenilson Leite (PCdoB).

Comissão de Defesa das Crianças e Idosos - Josa da Farmacia (Podemos) presidente, vice Manoel Moraes (PSB).

Comissão de Segurança Pública - Cadmiel Bonfim (PSDB) presidente, vice Gerlen Diniz (Progressistas).

Publicado em Evandro Cordeiro

O deputado federal Alan Rick (DEM) participou na manhã desta quarta-feira, 27, da Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras, que será oficialmente celebrado amanhã, dia 28 de fevereiro.

A sessão contou com a participação de Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Brasil. Também estiveram presentes o Ministro da Saúde Henrique Mandetta e a Secretária Nacional da Família Ângela Gandra Martins.

“Essa Sessão foi muito importante para reiterar e solidificar a luta em prol de portadores de doenças raras. Milhões de brasileiros convivem com os mais variados transtornos, dores e dificuldades gerados por essas doenças, além do grande número de casos nunca diagnosticados”, destaca Alan Rick.

No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas tem alguma doença rara, segundo pesquisa da Interfarma. Muitas vezes essas doenças são crônicas, progressivas e incapacitantes, causando grande sofrimento clínico e psicossocial aos afetados e a suas famílias. Mas um diagnóstico precoce e um tratamento adequado são capazes de reduzir complicações, custos e sintomas, assim como impedir o desenvolvimento progressivo dessas doenças.

“Venho trabalhando intensamente por esta causa desde o meu primeiro mandato. Meus PLs 5077 e 5078 de 2016, por exemplo, tratam de Políticas Nacionais de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Rett e a Linfangioleiomiomatose (LAM), respectivamente. Além disso, promovi exposição sensorial e audiência pública sobre questões relacionadas à Esclerose Múltipla. Promovi, ainda, audiência pública sobre a LAM, além de ter participado de diversos Congressos e Fóruns sobre acesso a medicamentos para pessoas com doenças raras”, lembra o parlamentar.

Alan Rick participou ativamente da conquista da inserção da LAM na bula do medicamento rapamicina, garantindo às portadoras da doença o acesso a uma medicação adequada.

“Fiquei muito feliz de ver que estamos conseguindo cada vez mais adeptos. Os brasileiros e brasileiras portadores de doenças raras merecem ter suas enfermidades reconhecidas”, disse Alan Rick.

Publicado em Evandro Cordeiro

O nome do secretário de Obras do Estado, Tiago Caetano, começa a ser inserido como opção nas listas montadas em rodas de discussão política para a disputa da prefeitura. Em um evento nesta terça-feira, 26, na Cidade do Povo, onde o governador Gladson Cameli (Progressistas) entregou armas à polícia, Caetano era um dos mais badalados dentre o staf de Cameli. Pudera, nesses primeiros dias de gestão Caetano já disse a que veio. Reiniciou as limpezas de parques em todo o Estado e providenciou uma roçagem naquela região da Cidade do Povo; depois a pasta dele é uma das que geram mais expectativas na população. Se deslanchar, de fato se tornará nome forte para a disputa de 2020.

Publicado em Evandro Cordeiro

Os últimos ataques do deputado estadual Neném Almeida (SD) ao governo Tião Viana (PT), inclusive com a divulgação das dívidas deixadas pelo antecessor de Gladson Cameli (Progressistas), na sessão desta terça-feira, 26, provocou o presidente do PT, Cesário Braga. O dirigente classificou os ataques do parlamentar como atitudes de um ingrato. “Ingratidão é uma coisa muito forte”, afirmou. Neném Almeida se esbaldou nos governos da Frente Popular, de onde só saiu nas vésperas da eleição passada para se filiar no Solidariedade, onde se elegeu estadual. Mas no final Cesário Braga acabou fazendo um elogio ao ex-correligionário: “Na verdade ele fez melhor que muitos outros, ao pedir para sair antes da eleição. Muitos traíram nossa coligação foi no meio da campanha”, afirmou o dirigente.       

Publicado em Evandro Cordeiro

A ideia de deixar o PV e se filiar no MDB não gerará nenhuma prejuízo ao deputado estadual Fagner Calegário. A presidente do PV, Shirley Torres, disse ao Blog do Evandro Cordeiro agora há pouco que ele pode pedir a desfiliação que a presidência concederá com a garantia de que seu mandato não será pedido na Justiça, como poderia acontecer, segundo a legislação eleitoral. “Por mim ele está liberado para ir para o partido que quiser”, diz ela, que nega estar havendo qualquer “mungango” com relação ao parlamentar, como ele mesmo disse ontem na imprensa. “Está tudo bem”, afirmou.

Publicado em Evandro Cordeiro

A direção do PDT e o segundo suplente de vereador do partido, Anderson Sandro, ingressaram na Justiça Eleitoral nesta terça-feira, 26, pedindo o mandato da vereadora Sandra Asfury (PSC). Ela foi empossada no lugar do vereador Manuel Marcus (PRB), eleito deputado federal. Os dois requerentes pedem a perda do mandato por desfiliação partidária da pastora Batista. Essa vaga deixada pelo pastor Manuel Marcus deu contenda até os últimos segundos em razão do esfacelamento da coligação que o elegeu vereador em 2016. A primeira suplente, Sandra Asfury, saiu do partido de forma atemporal, o segundo, Anderson Sandro, não teria prestado contas em tempo hábil e um outro suplente, conhecido por Piaba, se desfiliou e desapareceu no cipoal. Com isso até o quinto suplente, o empreiteiro Mateus Almeida, do PRB, foi na Justiça pedir a cadeira. Ontem o PDT protocolou no Tribunal Regional Eleitoral o pedido do mandato, que acabou nas mãos de Sandra.

Publicado em Evandro Cordeiro
Página 1 de 11