Itens filtrados por data: Agosto 2019

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), é o assunto desta segunda-feira, 30, nas redes sociais, desde que o dia amanheceu. É que na madrugada, última noite da Exposena, um evento tradicional na região do Iaco, foi filmado "peitando" policiais militares que faziam blitz em sua cidade. Mazinho aparece defendendo um homem que estava sendo enquadrado, garantindo que este não teria seu carro apreendido. Na confusão, o prefeito encara até um "tenente". A discussão demora uns cinco minutos e o resultado final não aparece no vídeo.
Agora há pouco ele falou com o Blog do Evandro Cordeiro, a quem deu sua versão sem esconder nada, segundo ele.
Mazinho Serafim admite que havia consumido bebida alcoólica e que, ao passar pela blitz, percebeu que um cidadão que prestigiara a festa estava sendo enquadrado e se doeu, mesmo sem conhecer o sujeito, muito mais para defender o resultado do evento. "Uma festa dessa gera muito dividendo financeiro para o município, ai a PM vem justo nessa hora. Eu sou amigo da PM e dou todo o apoio à eles aqui, mas porque não vem em dias normais fazer as blitzs. Vai ter meu apoio. Agora durante uma festa dessa ai fica difícil. Eu defendi mesmo o cidadão. E não estava bêbado ao ponto de não lembrar do que falei. Lembro de tudo. E quando for para defender Sena Madureira eu vou agir sempre", afirmou.
O prefeito disse ainda que a superexposição do vídeo dele é muito mais uma questão política, baseada nas eleições de 2020, quando ele disputará a reeleição. "Tudo o que faço aqui eles (se referindo a adversários políticos) me transformam num monstro. Mas sabe que é isso? É o medo de mim. Vão juntar todos contra mim e vão levar uma piza nas urnas em 2020. É só isso", garantiu ao Blog.

Publicado em Blog

O vereador Gilson da Funerária (Progressistas), que ficou oito meses como prefeito do Quinari, com o afastamento do titular André Maia (PSD) e da desistência do vice, Judson Costa (PPS), está de volta à Câmara Municipal, da qual era presidente, mas decidido a disputar a prefeitura em 2020. Ele disse ao Blog do Evandro Cordeiro que adorou administrar a cidade que ama e que o trabalho que fez mesmo como "tampão" lhe credencia para a disputa. Gilson não deverá permanecer no Progressistas, partido pelo qual se elegeu, mas também não sabe por qual sigla disputará a eleição. "Só sei que abaixo de Deus já decidi que vou para a disputa", afirmou.

Publicado em Blog

O governador Gladson Cameli assinou neste sábado, 28, decreto de salvaguarda da tradicional ‘Farinha de Cruzeiro do Sul’ durante as celebrações dos 115 anos de aniversário de fundação do município.

“Estava na hora de valorizarmos esse bem tão importante para a nossa população do Juruá e para todos os acreanos”, ressaltou Cameli, logo após a assinatura do documento com o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Pelo decreto, o produto se torna a partir de agora, patrimônio cultural do Estado do Acre. “Ela é agora um bem cultural com uma identidade de pertencimento para a região”, explica Codolino Mota, coordenador da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour em Cruzeiro do Sul (FEM).

Em outras palavras, o decreto garante a vigência do bem cultural da comunidade em que o produto é feito, com origem e a identidade cultural para a memória de seu povo.

A iniciativa é do Governo do Estado do Acre, por meio da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da FEM e do gabinete da primeira-dama Ana Paula Cameli. A parceria é com o Sebrae e a Embrapa.

O decreto tem como base o Inventário Histórico e Cultural do modo de fazer a Farinha do Cruzeiro do Sul e nos municípios da região.

Foram utilizados diversos meios para a consolidação da pesquisa, como a realização de entrevistas históricas, além de levantamentos bibliográficos, audiovisuais e a coleta de depoimentos orais, visando a identificar e organizar informações sobre o modo de fazer desse bem cultural, a farinha e seus derivados.

Veriificou-se, inclusive, diferenças de fabricação entre as comunidades pesquisadas.

De acordo com a gestora de políticas públicas do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, Irineida Nobre, a pesquisa foi essencial.

Da Secom-Acre

Publicado em Blog

O desembargador Pedro Ranzi, bem antes de entrar para a magistratura, foi diretor de escola no Acre. Entre 1971 e 1972 ele dirigiu a escola Flodoardo Cabral, uma das mais antigas de Cruzeiro do Sul. Exatamente por causa disso, foi homenageado durante o desfile cívico realizado na semana passada por ocasião dos 115 anos de Cruzeiro. A escola Flodoardo completou 50 anos de fundação em março deste ano.

QUEM É PEDRO RANZI

Natural de Espumoso (RS), o Desembargador Pedro Ranzi nasceu em 29 de junho 1947. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Na cidade acreana de Cruzeiro do Sul foi Secretário Geral do Município em 1970 e Prefeito no ano seguinte. No âmbito acadêmico, coordenou o curso de Direito da UFAC e chefiou a assessoria jurídica da mesma Universidade.
Atuou no Grupo Tarefa, encarregado da conclusão do Projeto de Construção da Escola de Ensino Fundamental de Rio Branco; integrou a Comissão que procedeu à eleição dos acadêmicos que integram os Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração da Universidade Federal do Acre (UFAC); foi subchefe do Departamento de Direito, Coordenou o curso de Direito e chefiou a assessoria jurídica da mesma Universidade.
Também atuou como assessor técnico administrativo do Tribunal de Justiça do Acre. Em fevereiro de 1988, foi nomeado a Juiz de Direito Substituto, atuando na 1ª Entrância na Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul; na 2ª Entrância da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, além de coordenador do Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco e Juiz eleitoral da 9ª Zona.
Em junho de 2005 assumiu o cargo de Desembargador do TJAC. Foi Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) durante o biênio 2005-2007 e Vice-Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2007-2009.
Exerceu a Presidência do TJAC no biênio 2009-2011 e a Presidência do TRE-AC no biênio 2011-2013, período em que também foi Presidente da Câmara Criminal do TJAC. Foi Corregedor-Geral da Justiça do Acre (biênio 2013-2015) e Coordenador dos Juizados Especiais (biênio 2017-2019).

Publicado em Blog

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas) acaba de coordenar duas das maiores festa da região do Juruá, o Festival da Farinha e a Marcha para Jesus. As duas festividades deixaram ele em estado de graça. A popularidade nos ares. Empolgado com a situação, o prefeito disse o seguinte ao Blog do Evandro Cordeiro na manhã desta segunda-feira, 30: "Cruzeiro do Sul estar linda e feliz porque aqui quem domina é o nosso Senhor Jesus. Aqui não dominam as facções, aqui dominam as hostes celestiais. Nós declaramos que essa cidade é do Senhor Jesus e por isso somos uma cidade de muito amor, de paz e prosperidade".
Para quem passou as dificuldades que Ilderlei Cordeiro passou no primeiro ano de mandato e agora é mais que favorito numa provável disputa pela reeleição, só tendo muita fé envolvida. A Marcha para Jesus demonstrou isso a começar pela participação das pessoas, que tomaram as ruas de Cruzeiro declarando sua fé em Jesus Cristo.

Publicado em Blog

A edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicada na noite de sexta-feira (27) trouxe, além da volta dos 172 cargos comissionados, algumas nomeações, dentre elas, a do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o experiente político Élson Santiago.

De acordo com o decreto nº 4.373, Santiago vai assumir a chefia de um Departamento da Secretaria de Estado de Relações Políticas e Institucionais (SRPI) do governo Gladson Cameli.

Nas últimas eleições, o ex-parlamentar disputou uma das vagas para deputado estadual, porém, não obteve sucesso. Na gestão de Tião Viana, Santiago assumiu o cargo de assessor especial do governo.

Publicado em Blog

Resultado final foi divulgado, nesta sexta-feira (27.09), pela Comissão Eleitoral Central

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou, na tarde desta sexta-feira (27.09), o resultado final da Consulta Pública do Instituto Federal do Acre (Ifac). Rosana Cavalcante dos Santos, atual reitora da Instituição, foi reeleita para Reitoria com 59,7% dos votos válidos.

Também foi divulgado o resultado final para as Diretorias Gerais dos campi. Foram eleitos: Braulio de Medeiros Gonçalves (Cruzeiro do Sul), Paulo Roberto de Souza (Rio Branco), Diones Assis Salla (Sena Madureira), Denis Borges Tomio (Tarauacá) e Joel Bezerra Lima (Xapuri).

A votação para escolha dos novos dirigentes do Instituto Federal do Acre aconteceu no dia 24 de setembro, das 08h às 21h, e contou com a participação de mais de três mil servidores e estudantes.

Conforme edital, o resultado final será encaminhado para o Conselho Superior do Ifac, que será responsável por homologar o processo de Consulta Pública.

 

(Redação Notícias da Hora)

Publicado em Blog

O presidente da Ambléia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), é filho do Juruá e sempre fala com orgulho de sua cidade, Cruzeiro do Sul, que neste sábado completa 115 anos de fundação.

A cidade é cercada de construções e monumentos que simbolizam e guardam a história do Acre. O município, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", teve sua fundação oficializada em 28 de setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul.

"São 115 anos de muitas lutas e conquistas. Cruzeiro é uma cidade acolhedora e hospitaleira que apaixona todos que passam por lá. São histórias marcantes, de lutas e glórias, construidas pela força de vontade dos cruzeirenses. Temos muito o que comemorar", enfatizou. 

O parlamentar frisou que atua sempre no sentido de contribuir com o desenvolvimento do município.

"Lá na Assembléia Lesgistiva represento os cruzeirenses, para que mãos dadas possamos ajudar Cruzeiro do Sul a avançar cada vez mais. Hoje, parabenizo a população dessa cidade importante, pessoas aguerridas que contribuem diariamente com o desenvolvimento do município. Feliz aniversário Cruzeiro do Sul.", disse.

Mirciléia Magalhães,

Agencia ALEAC.

Publicado em Blog
Sexta, 27 Setembro 2019 23:13

Governador readmite os 340; veja a lista

Os comissionados exonerados no último dia 18 voltaram aos seus cargos de orígem, na noite desta sexta-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. A publicação saiu por volta de 21 horas. O governador Gladson Cameli (PP) tomou a decisão após avaliar o comprometimento desses servidores com o serviço público. “Eles voltam por uma necessidade orgânica de trabalho”, disse.

Cameli disse ao acjornal há pouco que a leva de servidores readmitidos inclui aqueles que têm a qualidade técnica que o governo precisa. Os chamados fantasmas, que estavam na folha e não compareciam às repartições, não retornarão. Gladson anunciou que já está pronta a certidão emitida por órganismos nacionais e internacionais atestando que a dívida pública do Estado do Acre está pronta para ser negociada. Ele viaja na noite de domingo para tratar pessoalmente da questão e comunicar ao povo acreano as vantagens de ter as contas públicas saneadas – apesar de ter herdado um rombo bilionário.

O governador mandou um recado duro aos seus secretários: “quem tiver coragem de me desafiar é preciso estar muito seguro do que está fazendo. Eu estou disposto a fazer pior”, disse ele, referindo-se à decisão de desligar os funcionários. “Se houver falha no retorno desses funcionários, eu saberei. E pode ter certeza que eu não ficarei escravo do sistema. O que tiver que ser feito será nesse ano. Em 2020 nós vamos entrar com paz, investindo, fazendo obras e cumprindo o nosso plano de governo. Pode escrever: eu prefiro ficar só do que mal acompanhado”, declarou Gladson Cameli. “Ninguém pode dizer que não teve a chance de mostrar que é importante para o nosso projeto de governo”, concluiu.

O governador deu por encerrada a suposta crise político institucional com a Assembléia Legislativa e com os deputados descontentes. A lista dos funcionários que podem se reapresentar em suas repartições já na segunda-feira está no LINK 12644-A (0.68 MB)

Publicado em Blog

2BDC70C1 40C4 4F3E 98A9 821EB3C50EE6

 

O Chef acreano Diocleciano Brito, conceituado no Brasil pela forma ousada com que cria pratos a partir de alimentos típicos da região Norte, vai promover um aulão dia 5 de outubro para ensinar a fazer sobremesa para diabéticos. As inscrições já estão abertas e o contato é pelo celular 99987 1788.

Publicado em Blog
Página 1 de 12